Açores Ladies Open - Circuito Feminino estreia-se em São Miguel

Posted on 11/17/2011 by Hugo Ribeiro



Açores Ladies Open

CIRCUITO INTERNACIONAL FEMININO
PELA PRIMEIRA VEZ EM SÃO MIGUEL

OS NOVOS VALORES DO GOLFE FEMININO EUROPEU, DE 1 A 4 DE DEZEMBRO, NO BATALHA GOLF COURSE

O Açores Ladies Open terá honras de encerramento do Ladies European Tour Access Series de 2011, trazendo, pela primeira vez, ao Batalha Golf Course, em São Miguel, o circuito profissional feminino de golfe, com uma prova a contar para o ranking LETAS.

A primeira edição do Açores Ladies Open decorrerá de 2 a 4 de Dezembro, com o dia 1 a ser dedicado ao sempre popular Pro-Am, que oferece aos golfistas amadores a oportunidade única de jogar durante 18 buracos ao lado de jovens profissionais que num futuro próximo estarão entre as melhores golfistas da Europa.

O Ladies European Tour Access Series (LETAS) é a Segunda Divisão do golfe profissional europeu feminino, o equivalente ao European Challenge Tour no sector masculino.

O LETAS foi lançado no ano passado, destina-se a jovens profissionais e jogadoras amadoras com um handicap máximo de 3 e, curiosamente, a sua primeira edição teve como nº1 do ranking a luso-francesa Caroline Afonso, que foi campeã nacional amadora (de Portugal) em 2006 e agora é já uma das 30 melhores do Ladies European Tour (LET), a Primeira Divisão.

O Açores Ladies Open atribui 25 mil euros em prémios monetários, é patrocinado pela Associação de Turismo dos Açores, com o apoio do Azores Golf Islands e irá decidir quem será a sucessora de Caroline Afonso, ou seja, a nº1 de 2011.

O Açores Ladies Open terá uma lista de inscritas limitada a 84 jogadoras, que actuarão durante três dias, 18 buracos por cada volta, num total de 54 buracos.

No final do torneio, o LETAS anunciará o ranking definitivo da temporada de 2011 e as duas primeiras classificadas subirão automaticamente de divisão para o LET de 2012.

As jogadoras que ficarem classificadas entre o 3º e o 10º lugar no ranking do LETAS terão direito a inscrever-se directamente na Final da Escola de Qualificação do LET, sem terem de passar pela Primeira Fase dessa mesma Escola de Qualificação.

O Batalha Golf Course recebeu, no passado, em competições internacionais, jogadores do Challenge Tour, Canadian Tour, EuroPro Tour, European Senior Tour, Iberian Golf Tour e PGA Portugal Tour, mas é a primeira vez que acolhe uma etapa de um circuito profissional feminino.

O Açores Ladies Open será organizado pela GolfStream, do empresário António Carmona Santos, que tem o exclusivo para Portugal do LET, incluindo o Portugal Ladies Open.

Disse António Carmona Santos: «Estou encantado por trazer aos Açores o primeiro torneio profissional feminino. Estas belas ilhas da Região Autónoma dos Açores são o palco ideal para se jogar golfe, devido às suas temperaturas amenas e paisagens de cortar a respiração. O Batalha Golf Course é um belíssimo traçado, bordejado de flores, um bom teste de golfe. A elite do golfe feminino é a melhor maneira de promover este destino turístico de golfe de elevada qualidade. Ao organizarmos o último torneio do ano, aumentamos a expectativa sobre as felizes contempladas com a subida ao LET em 2012».

Diane Barnard, a directora do LETAS, declarou: «O Açores Ladies Open será o primeiro torneio do LETAS a realizar-se em Portugal e quero agradecer à Associação de Turismo dos Açores o apoio prestado a este evento. O campo de golfe Batalha será um palco espectacular e esperamos trazer aos Açores algumas das maiores promessas do golfe mundial feminino.

No site do Club de Golf Ibérico (www.clubgolfiberico.com) encontra-se uma promoção/pacote para jogar o Pro-Am, visitar São Miguel e assistir ao Açores Ladies Open.

CONTACTO: Hugo Ribeiro (Press Officer nacional) /
Telefones: 964045622 / 934220853 / 91 584 56 97 / E-mail: presspgaportugal@sapo.pt /
Anexos: Foto de Caroline Afonso, a nº1 do LETAS em 2010 e actual 10ª classificada, autoria de Miguel Veterano, cortesia da GolfStream.

GABINETE DE IMPRENSA DA GOLFSTREAM