OPEN DE PORTUGAL @ Morgado Golf Resort está de volta ao European Tour

Posted on 12/14/2016 by Hugo Ribeiro


55º Open de Portugal


MORGADO GOLF RESORT
RECEBE REGRESSO
DO HISTÓRICO TORNEIO

AUSENTE DO CALENDÁRIO DO EUROPEAN TOUR DESDE 2010, O MAIS ANTIGO TORNEIO PROFISSIONAL PORTUGUÊS DE GOLFE VAI RENASCER NA PRIMEIRA DIVISÃO EUROPEIA, EM MAIO, SENDO AO MESMO TEMPO UM MAJOR DO CHALLENGE TOUR

O Open de Portugal vai regressar em 2017 ao calendário do European Tour, a primeira divisão do golfe profissional europeu, colocando um ponto final num hiato que se prolongava desde a última edição realizada em 2010.

«O Open de Portugal está de volta ao calendário, após uma ausência de sete anos, desde a vitória de Thomas Bjørn na Penha Longa em 2010. Será jogado no Morgado Golf Resort, em Portimão», pode ler-se no comunicado enviado esta manhã pelo Gabinete de Imprensa do European Tour.

«O calendário de 2017 contempla o retorno de três torneios com novas roupagens: o Open de Portugal no Morgado Golf Resort, de 11 a 14 de maio; o Rocco Forte Open Verdura, na Sicília, de 18 a 21 de maio; e o Andalucía Valderrama Masters hosted by the Sergio Garcia Foundation, de 19 a 22 de outubro», acrescenta o “press release”.


A ligação do dinamarquês Thomas Bjørn ao relançamento do mais antigo torneio profissional português de golfe, que irá viver a sua 55ª edição, é providencial e irá ajudar a promover internacionalmente o torneio de 500 mil euros em prémios monetários.

Thomas Bjørn é o presidente do Conselho de Jogadores do European Tour, foi eleito recentemente selecionador/capitão da Europa na Ryder Cup de 2018, em França, e a Dinamarca venceu há poucas semanas a Taça do Mundo do golfe profissional.

Thomas Bjørn já não fez parte da equipa, mas aquele sucesso trouxe ainda maior mediatismo à modalidade na Escandinávia.

O Open de Portugal at Morgado Golf Resort marca o regresso ao Algarve de uma prova que visitou aquela região pela última vez em 2006, quando o inglês Paul Broadhurst venceu no Penina Golf. O European Tour nasceu em 1972, o Open de Portugal já existia e foi logo um dos eventos fundadores da primeira divisão europeia.

Mas 2017 apresentará um recorde nacional, pois será a primeira vez que haverá dois torneios do European Tour no Algarve na mesma época.

O Portugal Masters será o outro evento, estando agendado para um mês mais cedo do habitual, de 21 a 24 de setembro, em Vilamoura.

Trata-se de uma boa notícia para Ricardo Melo Gouveia e Filipe Lima, ambos membros do European Tour de 2017, sendo apenas a segunda época na história do golfe nacional em que dois jogadores portugueses competem em simultâneo no primeiro escalão europeu.

Mas esta enorme novidade do regresso do Open de Portugal é ainda mais positiva para Ricardo Santos, o único membro português do Challenge Tour de 2017 e todos os outros profissionais portugueses que competem regularmente em circuitos internacionais e que irão agora dispor de mais oportunidades.

O Open de Portugal at Morgado Golf Resort assume o formato de “dual ranking”, ou seja, conta simultaneamente para a Corrida para o Dubai (o ranking do European Tour) e para a Corrida para Omã (o ranking do Challenge Tour). Para além de atribuir pontos para o Ranking Mundial e para o ranking europeu da Ryder Cup.

À semelhança com o que aconteceu durante anos com o Madeira Islands Open BPI, este Open de Portugal at Morgado Golf Resort integra ao mesmo tempo os calendários do European Tour e do Challenge Tour.

No caso da segunda divisão europeia, assume mesmo o estatuto de “Major”, um dos mais importantes eventos do ano. Em certa medida será mesmo o mais relevante, pois será o único torneio do Challenge Tour em 2017 em que o campeão é imediatamente promovido, ao oferecer uma isenção de um ano no circuito principal.

A organização do Open de Portugal at Morgado Golf Resort estará a cargo da Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e da PGA de Portugal, em associação com o European Tour, o Challenge Tour e o grupo NAU Hotels & Resorts.

A data escolhida, de 11 a 14 de maio, é importante porque, embora ainda falte anunciar alguns torneios, é muito provável que venha a ser o primeiro evento de 2017 em solo europeu, depois do circuito ter passado pela África do Sul, Austrália, China, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Malásia, México, Índia, Estados Unidos e Marrocos.

Em termos de calendário desportivo nacional, o Open de Portugal at Morgado Golf Resort, formará um triunvirato de eventos de luxo com o Millennium Estoril Open (em ténis) na semana anterior e o WRC Vodafone Rally de Portugal (automobilismo) na semana posterior.

O impacto turístico e mediático, nacional e internacional, neste período do ano será, naturalmente, benéfico para a economia nacional. Mas o Open de Portugal at Morgado Golf Resort encerra sobretudo uma dimensão desportiva de que o golfe nacional carecia.

O Challenge Tour oferece às organizações locais um número elevado de convites para jogadores nacionais. A maioria das federações e PGA’s dos países anfitriões de torneios trocam depois de convites entre si.

Os mais promissores profissionais portugueses, que normalmente não teriam entrada nos torneios do Challenge Tour, poderão agora dispor de convites para competir na segunda divisão europeia, ganhar experiência, rodagem e, quiçá, ascender ao escalão principal em 2018.

Miguel Franco de Sousa, o presidente da FPG, disse: «É com grande satisfação que vemos concretizado um dos grandes objetivos da FPG. Através da realização do Open de Portugal at Morgado Golf, retomamos um dos mais antigos opens do European Tour, depois de um interregno de seis anos. Não posso deixar de mencionar o apoio dado pelo Morgado Golf, pela PGA de Portugal, que, em conjunto com a FPG, e a colaboração do European Tour e Challenge Tour permitiu retomar o Open de Portugal, um desejo de muitos adeptos portugueses».

José Correia, o presidente da PGA de Portugal, declarou: «É com enorme satisfação que vemos concretizada a intenção de organizar em Portugal um torneio do circuito European Challenge Tour.

«Este será um evento com enorme impacto a nível desportivo, na medida em que o intercâmbio de convites com promotores de torneios semelhantes em outros países irá proporcionar aos nossos jovens profissionais mais competição internacional, algo que perseguíamos há vários anos. Gostaria, desde já, de manifestar o meu maior agradecimento à FPG e ao Grupo NAU pelo apoio inequívoco a este projeto, viabilizando a realização do evento já em 2017».

Keith Waters, o “Chief Operating Officer” do European Tour, afirmou: «Estamos encantados com a cooperação de há muitos anos com a FPG e a PGA de Portugal, colaboração essa que possibilitou o regresso do Open de Portugal ao European Tour. Esta prova reforça a longa relação que temos com as entidades portuguesas».


Mário Ferreira, o presidente-executivo (CEO) do NAU Hotels & Resorts, asseverou: «A NAU Hotels & Resorts oferece 8 unidades hoteleiras e 3 campos de golfe no Algarve, bem conhecidos de todos.

«O golfe é um dos mais importantes segmentos de mercado para os nossos hotéis, e uma âncora de referência para o Morgado Golfe Resort.

«Temos vindo, ano após ano, a posicionar os nossos campos e hotéis no panorama do golfe nacional para torneios amadores e profissionais, tendo vindo a ganhar o reconhecimento de todos pela qualidade das nossas instalações e serviço.

«Era nossa ambição estender esse reconhecimento e notoriedade igualmente para as competições internacionais, para o que vínhamos há tempos a dialogar com a FPG e PGA Portugal.

«É uma enorme alegria e satisfação ver os esforços de todos recompensados desta forma pelo European Tour, poder igualmente contribuir de forma decisiva para a imagem do golfe de Portugal e do Algarve, e colocar o Morgado Golfe Resort e Portimão no mapa dos grandes eventos internacionais da modalidade».


Contactos: Hugo Ribeiro – 96 142 46 60 / e-mail
Fotografia: Thomas Bjorn recebe troféu de campeão do Open de Portugal de 2010, das mãos de Fernando Seara e Manuel Agrellos, na altura, presidentes da C.M. de Sintra e da FPG
Assinatura de fotografias: Getty Images
Anexos: Press Release, fotografia, calendário de 2017 do European Tour
European Tour Site / PGA Portugal Site / FPG Site / FPG Facebook / PGA Portugal Facebook / European Tour Facebook, #OpendePortugal, #EuropeanTour, #FPG, #PGAPortugal, #NauHotelsandResorts, #MorgadoGolfandCountryClub, #Portimao,


GABINETE DE IMPRENSA
DA FPG E PGA PORTUGAL

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.